terça-feira, 18 de setembro de 2007

A Faca, O Queijo, A Salame e o Pão

Introdução

Hoje vejo como as aulas de programação teriam sido úteis se eu tivesse me dedicado mais. Sim, os professores não ajudaram muito, mas eu poderia sozinho, eu sei que sim. Em 3 anos de faculdade eu poderia ter aprendido 3 das linguagens mais populares: C, C++, Java; e uma em ascendência: Python...

O ponto de vista de um leigo

Venho aqui fazer uma crítica, ou sugestão, porém, hipócrita. Tenho pesquisado muito sobre conversões de video e audio para autoria de DVD. Percebi que várias ferramentas de código aberto focam muitos pontos de vistas distintos, o que torna cada uma delas extremamente boas no que fazem. Porém, se todas as idéias fossem portadas numa única linguagem, e unificadas, teríamos uma única ferramenta poderosa, com seus desenvolvimentos independentes, focando em cada, o seu foco principal. Serei breve:

O DVD Flick traz a facilidade que um usuário comum precisa, fazendo todo o trabalho de conversão, ecolhendo opções simples de aspecto do vídeo (16:9 ou 4:3) mas não permite criar menus. Faltam opções avançadas.

O DVD Styler traz a possibilidade de criação de menus, mas não permite configurar os aspectos individuais dos vídeos.

Se esses dois fossem unidos, teríamos a possibilidade de uma grande ferramenta de Autoria de DVDs básica.

O AVISynth é uma pseudo-linguagem para gerar scripts que dão coordenadas para que algum interpretador possa converter vídeos, desde mudar ser aspecto, fazer cortes na imagem, adicionar bordas...

O FFMpeg e o Mpeg2enc são duas ferramentas de conversão de vídeo, que podem transformar diversos formatos de video e arquivs MPEG1-2, e que, através de um interpretador de AVISynth, podem fazer as conversões que o script determina.

Supondo que o Software de Autoria proposto antes, pudesse ter opções que criassem script sozinhos, de acordo com os formatos mais populares de DVDs (NTSC ou PAL) e formatos de TV (Wide Screen ou Tela Normal), assim como criar menus, inserir legendas e áudios (que o DVD Flick o DVD Styler já fazem), e ainda tivesse uma guia avançada, onde pudessem ser escolhidas as matrizes de conversão (a exemplo das atuais BVCD Under e KVCD), aí sim estaríamos falando de um software em potencial, Avançado e Amador.

Se viajássemos mais um pouco, entraríamos em questões de softwares como AVIDemux e VirtualDub, onde você pode dar efeitos, juntar filmes, fazer cortes... Reunindo todos esses aspectos, criaríamos então uma super suíte de aplicativos trabalhando em conjunto, sem você precisar dominar todos citados individualmente, então teríamos um software de Peso e Respeito.

Mas são apenas os sonhos de um fracassado na programação.

(eu poderia tentar trabalhar a interface gráfica usuário como designer... o que acham????)

Nenhum comentário: