segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Manifesto: Ser Designer. Ser Livre!

Software de Design, Software Livre.
- Deixe a liberdade inspirar sua criatividade -


Antes de fazer a faculdade de Design, eu tive uma experiência de 3 anos fazendo o Curso de Sistemas de Informação (2003-2005), 3 anos dos quais eu não me arrependo. Lá tive a minha primeira experiência com o uso de software livre. Durante esse período participei ativamente do Guxlle – Grupo de Usuários Linux de Joinville (www.guxlle.org). Foi quando conheci o Sodipodi (programa de gráficos vetoriais). Já trabalhava naquela época como Designer de Embalagens (desde 2002).

Após um ano e meio de absoluto recesso de Softwares Livres, resolvi fazer uma pesquisa sobre o então esquecido Sodipodi e o GIMP que eu já conhecia de outros tempos, acabei achando muito mais coisa e lembrando de outras que eu já tinha ouvido falar...

Ao contrário do que se pensa um software livre não é sinônimo de software gratuito, isso depende muito do tipo de licença a qual o projeto está vinculado e forma de distribuição adotada pelo fornecedor, no entanto, a maior parte das alternativas são de graça, e os projetos vivem de pequenas doações via serviços como o PayPal. Um software só é livre realmente quando você tem a liberdade de ver e modificar o núcleo dele, ou seja, seu Código Fonte.

O que acontece é que muitas pessoas desconhecem a abrangência de opções livres que são oferecidas, pensando que Software Livre se resume a Linux, e, sendo assim, passa a usar softwares ilegais. Então o que venho apresentar hoje, são soluções (não substituições, pois seria muita pretensão a minha chamá-las assim) que descobri.

O maior problema que se encontra hoje para a adoção de ferramentas Open Source, é que o fulano sempre quer que tudo seja igual ao software que está acostumado a trabalhar, ou seja, fulano só sabe fazer naquele software. Outro motivo é a incompatibilidade de formatos, a exemplo do CorelDRAW que a cada versão exige que seus usuários atualizem, para não ter que a todo instante pedir que clientes e fornecedores e outros que compartilham arquivos, que salvem em versões compatíveis, e da mesma forma ocorre com um InkScape ou Sodipodi.

A questão é: Quando entramos numa faculdade, não entramos para aprender a mexer em ferramentas e sim entender para que servem as funções, e essas amigos, estão em todas as ferramentas, não naquele lugar que você queria, talvez... Então não seria correto adotarmos ferramentas Livres?

Imagino que pra uma universidade, o uso deveria ser obrigatoriamente de softwares Open Source, para que o aluno fixe o aprendizado em técnicas e não em “como fazer no photoshop”, por exemplo. Parece um pouco abusado de minha parte falar assim, afinal, o mercado trabalha com photoshop... Mas é comum as pessoas oferecerem às Gráficas os arquivos em JPG de 300 dpi, o que o GIMP também faz.
E além do mais isso representaria uma diminuição no custo das mensalidades.

Deixando um pouco a conversa de lado, aqui uma pequena relação do que o Mundo Livre oferece ao nosso aconchegante Windows, seja 2000, NT, XP, 2003, Vista...

Modelagem, renderização e animação em 3D

[O que o mercado oferece]
3D Studio Max
Rhinoceros
Flamingo

[O que a comunidade oferece]
Blender (Modelagem)
Yafray (Render)
Wings 3D (Modelagem)
GIMP (Render, sim Render)

Editor de Imagens
[O que o mercado oferece]
Fireworks
Photoshop
Corel Photopaint

[O que a comunidade oferece]

Gimp
Gimpshop
ImageMagick

Gráficos Vetoriais
[O que o mercado oferece]
CorelDRAW
Illustrator
Freehand (extinto)
CoreTrace (Bitmap para vetor)

[O que a comunidade oferece]

Inkscape
Sodipodi
OpenOffice.org DRAW
AutoTrace (Bitmap para vetor)

Web Design
[O que o mercado oferece]
Dreamweaver

[O que a comunidade oferece]

NVU
Aptana

Edição de Vídeos
[O que o mercado oferece]
Adobe Premiere

[O que a comunidade oferece]

GIMP + GAP + DVDStyler + AVIDemux / Virtual Dub

O que se imagina do uso dessas ferramentas, é que elas não servem para trabalhos profissionais, e que são destinadas somente a amadores/acadêmicos, mas não... basta conferir no site dos desenvolvedores nas seções de galerias...

Mas é claro, não vão pensar que para por aí... Os softwares gratuitos oferecem outras coisas mais como:

Compactadores: 7-zip, PeaZip
Suíte de Escritório: OpenOffice.org
Gravadores de CD/DVD: InfraRecorder

Cezar Augusto Rüdiger
Estudante de Design da Universidade da Região de Joinville

Nenhum comentário: